terça-feira, agosto 08, 2006

Fumar é doença?


Segundo a Comissão Europeia, pode descriminar-se uma pessoa que fuma.
Depois de um primeiro caso protagonizado pela OMS que não contrata fumadores, a Comissão Europeia considera aceitável que uma empresa irlandesa faça o mesmo.


Mas será justo uma pessoa ser impedida de conseguir um emprego só porque fuma em casa ou depois de almoço? Isto porque quando falamos em fumadores, estamos a incluir desde a pessoa que fuma um ou dois cigarros por dia até ao fumador viciado que
come um ou dois maços, quando não é mais.
De facto, incomoda-me profundamente quando entra alguém no meu gabinete a fumar ou que alguém acenda um cigarro ao meu lado quando estou a lanchar na cantina. Mas parece-me que se pode controlar o fumo nas empresas, simplesmente proibindo que se fume dentro das instalações.


Digo isto por uma razão muito simples.
Eu sou um dos sortudos que podem dizer que já foram fumadores. E sei o quanto custa deixar de fumar de um dia para o outro.
Imagino o pesadelo que será para um fumador ser informado de que não consegue um emprego se não deixar de fumar.. se calhar acaba por mentir!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Antes demais PARABÉNS por deixares o vício do tabaco!
Como dizia um amigo meu a tempo: "A vida só tem valor quando se têm alguns vícios... senão de que vale a vida!"
Claro que se pode ter outros vícios... por exemplo uma fresquinha SUPER BOCK... nesta altura até cai bem!
Não concordo de maneira nenhuma existir empresas que não empregam fumadores! Todos temos os nosssos direitos! É uma descriminação! Também é verdade, que não é a primeira vez que no restaurante sou incomodado pelo fumo de alguém, sem que essa pessoa respeite o meu espaço. Nos restaurantes concordo plenamente com a PROIBIÇÃO de FUMAR!!!!
Quanto a cafés, bares, discotecas, desde que se respeite o espaço dos outros... deverá ser permitido, devendo no entanto surgir um espaço para "NÃO FUMADORES"

2:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home