sábado, abril 09, 2005

Hipocrisias

Ao ver as imagens e as notícias do funeral do Papa João Paulo II não pude deixar de reparar na quantidade de gente de baixo nível que por lá apareceu.

Não faltaram senhores da guerra, ditadores, exploradores de povos, em suma tudo aquilo contra o qual a Igreja deveria lutar..

Esses senhores não precisaram de esperar 15 horas em filas para ver o Papa. Esses senhores puderam ajoelhar-se e rezar (ou fazer que rezavam) perto do Papa como se fossem exemplos para alguém. Esses senhores foram recebidos com sorrisos e abraços e assistiram sentados à cerimónia fúnebre.
Ao mesmo tempo, muita gente chorava familiares mortos ou mutilados por soldados às ordens desses senhores.
Ao mesmo tempo que alguns desses senhores se deslocaram nos seus luxuosos aviões presidenciais, milhares de crianças dos seus países passam fome ou pior ainda, lutam contra surtos de doenças que deveriam ser combatidas, mas para as quais não há dinheiro.

Como é possível que naquele que deveria ser o funeral de um homem de Paz apareçam tantos responsáveis pela guerra e pelo sofrimento?

Essa gente deveria ter sido escorraçada do Vaticano por tudo o que representa, mas não foi, a bem da estabilidade política.. pois..