sexta-feira, abril 15, 2005

Em nome da Democracia..pois..

É incrível como a primeira medida de peso deste governo é uma medida meramente política!

Numa altura em que o País está a secar (e não é só pela seca que esta gente nos dá), que o défice continua a aumentar, que a corrupção está cada vez mais impune, que tanta coisa precisa de ser resolvida, a preocupação deste governo é impedir mais do que três mandatos em cargos políticos.
Podem argumentar o que bem entenderem, mas ninguém me convence de que não é uma medida cujo principal objectivo é afastar alguns pesos pesados dos outros partidos, nomeadamente o presidente do governo regional da Madeira. E eu nem simpatizo muito com ele..

Em termos democráticos, parece-me que devem ser os eleitores a dizer quando acham que um governante, autarca, etc.. deve ser substituído por outro. Mas também, da forma como os partidos escolhem os seus candicatos, podemos dizer que por muito que se vote, a Democracia está sempre comprometida.

O que eu gostava de ver era outro tipo de medidas, que obrigassem os governantes, autarcas e outros da mesma laia a mostrar que realmente merecem os cargos que ocupam, nomeadamente:
- Qualquer besta que fosse condenada (ou pelo menos, admoestada) por actos criminosos ou que lesassem o estado, a instituição para a qual trabalhasse ou qualquer cidadão deveria ser impedida de se candidatar ou de ser nomeada para qualquer cargo público.
- Qualquer besta que fugisse aos impostos deveria ser impedida de se candidatar ou de ser nomeada para qualquer cargo público (com esta, livravamo-nos de metade dessas sanguessugas).
- Qualquer besta que arranjasse tachos para familiares, amigos, vizinhos e animais domésticos deveria ser impedida de se candidatar ou de ser nomeada para qualquer cargo público (com esta, livravamo-nos da metade que faltava).
- Qualquer besta responsável por qualquer tipo de cunha ou influência deveria ser impedida de se candidatar ou de ser nomeada para qualquer cargo público (incluindo acessos a Universidades, cunhas na GNR, etc..)
- Qualquer besta responsável por gastos injustificados (como por exemplo, carros de 20000 contos) deveria ser impedida de se candidatar ou de ser nomeada para qualquer cargo público.
- Qualquer titular de qualquer cargo público deveria de ser impedido de receber qualquer tipo de remuneração de qualquer outro cargo público ou em empresa pública ou instituição privada. Aqui deveriam incluir-se as ajudas de custo, despesas de representação, etc.. (exceptuando o subsídio de refeição até 5,5€, limitado a um por dia).
- As condições para acesso à reforma de qualquer titular de cargo público deveriam de ser idênticas às do regime privado.
- As condições de acesso à Saúde dos titulares de cargos públicos deveriam de ser através do regime geral (gostava de ver o guterres ou santana a esperar 5 horas num centro de saúde por causa de uma intoxicação alimentar)
- entre outras..

Se houvesse a coragem de impôr apenas algumas destas medidas, certamente que este País era governado por muito melhor gente, com muito melhores resultados. Pelo menos, não iam para lá para benefício próprio.

Sonhar é bom!